Entre as cinco maiores série invictas do momento, equipes se enfrentam neste domingo, às 18h30 (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro
Estabelecer séries invictas no Campeonato Brasileiro não é uma tarefa fácil. Ponte Preta e Botafogo vivem suas melhores sequências na competição, com seis e quatro jogos sem perder, respectivamente, e estão entre as cinco maiores invencibilidades do momento. Agora, os times colocarão a boa fase à prova no confronto deste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 25ª rodada.
A Ponte Preta emplacou três vitórias e três empates e ainda não perdeu no segundo turno do Brasileiro. Um destes jogos foi contra o Atlético-MG, vice-líder da competição, no Independência, onde conseguiu empatar em 2 a 2. A sequência levou o time ao nono lugar na tabela de classificação, com 32 pontos. Segundo cálculos da comissão técnica, é preciso conquistar mais 14 pontos para escapar oficialmente do rebaixamento.
Enquanto a Ponte Preta faz contas para não sentir qualquer tipo de ameaça de queda no Brasileiro, o Botafogo sonha com voos maiores. Com 38 pontos, o time tenta voltar ao grupo dos quatro primeiros colocados para se colocar na zona de classificação para a Taça Libertadores do ano que vem. São quatro jogos sem perder na competição, o que aumenta a confiança para a sequência da disputa.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere transmite o jogo para o todo o Brasil.
Ponte Preta: sem novos desfalques em relação ao time que tirou pontos do Corinthians no Pacaembu, na quarta-feira, a Macaca mandará a campo neste domingo o mesmo esquema que tem feito bons jogos fora de casa, mas ainda não emplacou jogando no Majestoso. Tiago Alves, Ferron e Diego Sacoman seguem como trio de zaga, enquanto Marcinho e Nikão armam o jogo para o solitário Roger na frente. Desta forma, Gilson Kleina escala a Ponte Preta com Edson Bastos; Tiago Alves, Ferron e Diego Sacoman; Cicinho, Baraka, Renê Júnior, Marcinho, Nikão e Uendel, e Roger.
Botafogo: sem Seedorf pelo segundo jogo seguido e com o desfalque de Elkeson por suspensão, o técnico Oswaldo de Oliveira vai utilizar um time parecido com o que empatou com o Internacional, quinta-feira. A única mudança será a entrada de Rafael Marques, que volta a jogar, recuperado de uma torção no tornozelo esquerdo. Cheia de revelações das categorias de base, a formação deve ser a seguinte: Jefferson; Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Gabriel, Andrezinho, Fellype Gabriel e Lodeiro; Rafael Marques.
Ponte Preta: os zagueiros Gustavo Lazaretti e Wescley e o atacante Giancarlo, todos machucados.
Botafogo: Marcelo Mattos, submetido a uma cirurgia no púbis; Lucas Zen, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo, e Renato, em recuperação de uma lesão na coxa direita, estão fora do jogo, além de Elkeson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Seedorf também desfalca o time pelo segundo jogo seguido, com uma contratura na coxa esquerda.
Ponte Preta: André Luis, Baraka, Ferron, Gerônimo, Giancarlo, Gustavo Lazaretti, Luan, Lucas, Nikão e Tiago Alves.
Botafogo: Andrezinho, Dória, Lennon e Vítor Júnior
Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa/PR) e Kleber Lucio Gil (SC). Dewson Fernando arbitrou um jogo no Brasileirão, marcou 31 faltas, mostrou dois amarelos, nenhum vermelho e não marcou pênalti. O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,21 pênalti.
Ponte Preta: principal artilheiro da Macaca na temporada, Roger passou em branco no seu retorno ao time titular, no empate por 1 a 1 com o Corinthians – teve até um gol anulado. Na sua volta ao Moisés Lucarelli, o atacante espera repetir as suas melhores atuações no ano e balançar as redes de Jefferson.
Botafogo: na ausência de Elkeson, Andrezinho será o artilheiro do time em campo, com oito gols marcados. O jogador vem sendo um dos mais regulares do grupo no Campeonato.
Roger, atacante da Ponte Preta: “Eu não penso mais em rebaixamento. Com o que a Ponte está exibindo no campeonato é bobeira pensar nisso, podemos acreditar em disputar uma vaga para a Sul-Americana, sem dúvida. Pelo futebol que estamos apresentando, voltou para ficar, para ser novamente uma força do interior, e acho que essa Sul-Americana vai premiar essa equipe”.
Jefferson, goleiro do Botafogo: "A Ponte Preta é um time que não tem uma estrela individual, mas um grupo forte. Sabemos as dificuldades que vamos enfrentar e tenho certeza de que o Oswaldo (de Oliveira) está estudando o nosso adversário. Eles não estão no campeonato para passear, mas em busca dos objetivos deles".
* Ponte Preta e Botafogo se enfrentaram sete vezes em Campinas na história do Campeonato Brasileiro, todas no Moisés Lucarelli. No interior paulista, foram três vitórias dos cariocas, contra duas dos paulistas (1 a 0, em 1986, e 3 a 1, em 2001) e houve dois empates, com cada equipe marcando sete gols.
* A média de gols do confronto entre Ponte Preta e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro é de 2,4 por partida. Em 15 jogos realizados foram marcados 37 gols e apenas um empate sem gols foi registrado, no Maracanã, em 1986.
* O primeiro jogo entre Ponte Preta e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro aconteceu dia 16/4/1978, no Estádio Moisés Lucarelli. A equipe carioca venceu por 1 a 0, gol de Mendonça.
No dia 24 de junho deste ano, a Ponte Preta venceu o Botafogo por 2 a 1, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. O primeiro gol foi marcado por Nikão. Andrezinho, em cobrança de pênalti, empatou o jogo para o clube carioca. No entanto, Ricardinho fez mais um para os visitantes, que saíram de campo com a vitória.
Por GLOBOESPORTE.COMCampinas, SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será sempre bem vindo