Galo se aproveita das falhas do time carioca no Independência e conquista o título simbólico do primeiro turno do Brasileiro
Jô marcou o segundo gol do Atlético na Arena Independência (Foto: Ramon Bitencourt) |
Atlético-MG e Botafogo fizeram um bom jogo de futebol na Arena Independência, em Belo Horizonte, neste domingo, mas no fim prevaleceu o melhor conjunto. O Galo se aproveitou das falhas da defesa do clube carioca e virou a partida, vencendo por 3 a 2. A vitória em casa fez o time de Cuca alcançar os 42 pontos na tabela e conquistar o Troféu Osmar Santos, o Osmarzão, pelo título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Os gols da partida no Independência foram marcados por Escudero, Jô e Neto Berola, para o Atlético-MG, e Andrezinho, que balançou as redes duas vezes para o Botafogo, uma delas de pênalti no fim.
O Galo volta a campo só no próximo domingo, às 18h30, quando faz o clássico contra o Cruzeiro, pela última rodada do primeiro turno. O Botafogo enfrenta o Palmeiras, na quarta-feira, às 21h50, no Engenhão, pelo segundo jogo da primeira fase da Copa Sul-Americana.
PRIMEIRO TEMPO
Mesmo com maior posse de bola e os três meias - Seedorf, Andrezinho e Lodeiro - muito bem na partida, o Botafogo não conseguia chutar ao gol de Victor. Aos 13 minutos, aconteceu a primeira chance real de gol. Bernard recebeu ótimo passe de Ronaldinho, que tentou driblar o goleiro, mas Jefferson fechou bem o gol e cortou a bola.
Seedorf e Ronaldinho Gaúcho se reencontraram em Belo Horizonte (Foto: Gil Leonardi) |
Apesar do susto, o Botafogo continuou bem na partida. Mas o Atlético-MG não se intimidava com a performance dos visitantes e também criava as chances de gol. A boa apresentação do Botafogo foi coroada aos 35 minutos. Jadson roubou a bola no meio-campo, Andrezinho carregou e abriu para Elkeson que cruzou pelo lado direito do campo. A defesa rebateu e Andrezinho livre apareceu para mandar para as redes. Foi o sexto gol do meia na competição.
O Botafogo continuou apertando o Galo e teve outras boas chances de chegar ao gol de Victor. No entanto, Márcio Azevedo se lesionou e saiu de campo faltando cinco minutos para o fim da primeira etapa. Em seu lugar entrou Lima. Em um de seus primeiros lances o lateral perdeu uma bola e deu o contra-ataque para os mineiros. Na sequência do lance, Ronaldinho lançou Jô que perdeu o gol em mais uma com brilhante intervenção de Jefferson. Só que no rebote Escudero empatou.
A primeira etapa ainda teve tempo para um lance polêmico. Seedorf foi derrubado na área após um pisão de Serginho. O árbitro mandou o jogo seguir para a irritação do sempre calmo camisa 10 botafoguense. Tudo igual no intervalo.
GALO VOLTA MELHOR, VIRA O JOGO
Após bom primeiro tempo, o Botafogo voltou mal para a segunda etapa. Com isso, o Galo tomou conta do jogo e começou a coordenar todas as ações ofensivas. Aos oito, Ronaldinho, muito bem na partida, recebeu lançamento da defesa. A zaga alvinegra falhou e Jô virou para o líder do Brasileirão: 2 a 1.
Oswaldo mexeu no Botafogo, colocando Rafael Marques no lugar de Lodeiro. Mesmo com a alteração, o time não conseguiu reagir. O Galo continuava soberano dentro de casa. Com o passar do tempo, o Atlético diminuiu a pressão. Com isso o Botafogo começou a esboçar uma tímida reação.
Aos 34 minutos, Jadson fez boa jogada e tocou para Seedorf. O camisa 10 do Bota mostrou a categoria de sempre e lançou para Rafael Marques na área. O atacante dominou e foi derrubado por Leonardo Silva, pênalti. Andrezinho bateu rasteiro no canto de Victor e empatou a partida.
O banho de água fria na torcida do Galo, que lotou o Independência mais uma vez, durou pouco. Oito minutos depois, Neto Berola, que voltou a jogar depois de três meses, fez um bonito gol e fechou o placar para festa atleticana.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 3 X 2 BOTAFOGO
ATLÉTICO-MG 3 X 2 BOTAFOGO
Local: Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 19/08/2012 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Bruno Boschilia (PR)
Renda/Público: R$ 729.495 / 19.903 pagantes
Cartões amarelos: Pierre, Escudero, Leonardo Silva (CAM), Lodeiro, Elkeson (BOT)
GOLS: Andrezinho 35' 1º/T (0 a 1), Escudero 42' 1º/T ( 1 a 1), Ronaldinho 8' 2º/T (2 a 1), Andrezinho 35' 2º/T (2 a 2) e Neto Berola 42' 2º/T (3 a 2)
Data/Hora: 19/08/2012 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Bruno Boschilia (PR)
Renda/Público: R$ 729.495 / 19.903 pagantes
Cartões amarelos: Pierre, Escudero, Leonardo Silva (CAM), Lodeiro, Elkeson (BOT)
GOLS: Andrezinho 35' 1º/T (0 a 1), Escudero 42' 1º/T ( 1 a 1), Ronaldinho 8' 2º/T (2 a 1), Andrezinho 35' 2º/T (2 a 2) e Neto Berola 42' 2º/T (3 a 2)
ATLÉTICO-MG: Victor, Serginho (Carlos César 31' 2º/T), Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre e Leandro Donizete; Escudero (Neto Berola 29' 2º/T), Ronaldinho e Bernard (Rafael Marques 45' 2º/T); Jô
Técnico: Cuca
Técnico: Cuca
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Lima 40' 1º/T) (Brinner 45' 2º/T); Amaral, Jadson, Andrezinho, Lodeiro (Rafael Marques 18' 2º/T) e Seedorf; Elkeson.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Leia mais no LANCENET!