terça-feira, 17 de julho de 2012

Souza, do Bahia, é punido com quatro jogos de suspensão no STJD



Mesmo sem ser expulso, atacante do Bahia foi denunciado por cotovelada no botafoguense Antônio Carlos


RENATA LUTFIRenata Lutfi

A partida entre Botafogo e Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, teve mais um capítulo nesta terça-feira, dia 17 de julho, mas dessa vez fora das quatro linhas, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Mesmo sem nenhum cartão vermelho mostrado nos 90 minutos, a Procuradoria pediu as imagens e denunciou Souza, do Bahia, por uma cotovelada em Antônio Carlos. E em sessão da Segunda Comissão Disciplinar, o atacante foi punido com quatro jogos de suspensão, por maioria de votos, enquanto o árbitro Raphael Claus foi absolvido.

Daniele Carvalho/Justicadesportiva.com.br
Souza chegou a comparecer no julgamento
Como não chegou a ser expulso, Souza atuou normalmente contra o Flamengo, na derrota por 2 a 1 em Pituaçu, no último domingo. Sendo assim, o atacante terá que cumprir integralmente sua punição. Souza não poderá enfrentar Fluminense (19/7), Coritiba (22/7), Palmeiras (26/7) e Corinthians (29/7). O departamento jurídico do clube promete entrar com pedido de efeito suspensivo, para que Souza siga jogando normalmente até que o recurso seja julgado no Pleno.

Aos 20 minutos do primeiro tempo, Souza deu uma cotovelada em Antônio Carlos, zagueiro do Botafogo. No gramado, o lance gerou um princípio de confusão, já que o jogador do Botafogo ficou indignado com o lance, mas o árbitro Raphael Claus mostrou apenas cartão amarelo aos dois jogadores, tentando acalmar os ânimos para o restante da partida.

Porém, a Procuradoria não deixou o lance passar em branco, e entendeu que, na verdade, Souza deveria ter sido expulso, e assim denunciou o jogador do Bahia com base no artigo 254-A (praticar agressão física) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em que a pena varia de quatro a 12 jogos de suspensão.

Perto do lance, e sem ter expulsado Souza, o árbitro também foi a julgamento no STJD. Raphael Claus podia ser punido com base no artigo 260 (omitir-se no dever de prevenir ou de coibir violência ou animosidade entre os atletas, no curso da competição) do CBJD, em que a pena é de suspensão de 30 a 180 dias e, cumuladas ou não com multa de R$ 100 a R$ 1 mil.

Após ser apresentada a prova de vídeo, o advogado Paulo Rubens defendeu Souza e afirmou que o jogador já foi punido já em campo pelo árbitro. "Ele levou cartão amarelo por conta da conduta naquele lance. A jogada é dura. O atleta da equipe adversária chega de forma contundente e ele se defendeu. E foi isso efetivamente que se viu. Não houve vontade de machucar o adversário".

Com isso, o advogado pediu para que o artigo em que Souza foi incurso fosse desclassificado para o artigo 254 (praticar jogada violenta) do CBJD, que prevê suspensão de uma a seis partidas, pedindo para que o atacante fosse apenas advertido. Mas não teve jeito, e apenas um dos cinco auditores absolvia o atleta, enquanto os demais votavam pela suspensão de quatro jogos.

Já Raphael Claus foi defendido pelo advogado Giulliano Bozzano que alegou que o árbitro não tinha a visão completa do lance, dando apenas amarelo pelo que julgou no momento. "Estamos analisando um lance, portanto, ele não deixou de coibir a violência. É apenas um lance que está em questão", disse, pedindo absolvição do árbitro.

Multas por atraso para Botafogo e Bahia

Na volta do intervalo, para o início do segundo tempo, o árbitro relatou na súmula o atraso de um minutos tanto da equipe do Botafogo como da equipe do Bahia, o que teria ocasionado um atraso de dois minutos além do tempo permitido para o início da etapa final do jogo, vencido pelo Botafogo por 3 a 0, no Engenhão. Tanto o clube carioca como o baiano terão de arcar com multas, de R$ 960 para o Botafogo e R$ 800 para o Sport.

Pelo atraso, os clubes responderam ao artigo 206 (dar causa ao atraso do início da realização de partida, ou deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida) do CBJD, que prevê multa de R$ 100 a R$ 1 mil. Por cada minuto atrasado.



No Justicadesportiva.com.br você acompanha as notícias do futebol brasileiro


Emprestado pelo Bota, Alex se aproxima dos Emirados



Jovem atacante, hoje no Joinville, pode se despedir nesta terça



Emprestado pelo Botafogo ao Joinville até o fim de 2015 e com os direitos ligados ao Alvinegro até dezembro de 2014, o atacante Alex, de 21 anos, está a caminho de um clube dos Emirados Árabes Unidos. 

O Glorioso deve nos próximos dias anunciar um novo empréstimo do jogador, que foi formado pelo clube.

Nesta terça-feira, Alex deve se despedir do Joinville em partida diante do Ipatinga, na Arena Joinville, em Joinville (SC), válida pela Série B. A reportagem do LANCENET! conversou pelo telefone com o atleta, que não entrou em detalhes sobre a negociação, mas deixou no ar que pode estar de saída.

- Estou no estádio, focado em defender o Joinville. Depois do jogo podemos falar sobre isso (sobre a possível ida para os Emirados Árabes Unidos) - disse Alex.

Pelo Joinville, Alex alternou entre titulares e reservas. Promovido aos profissionais do Botafogo em 2011, ele fez 32 jogos e sete gols pelo Glorioso.


Vinícius Perazzini Leia mais no LANCENET!